Beato Lucas Passi

Fundador do Instituto das Irmãs de Santa Dorothea e da Obra de Santa Dorothea.

Nasceu em Bergamo Itália no dia 22 de janeiro de 1789. Foi Ordenado sacerdote 13 de março 1813 e beatificado no dia 13 de abril de 2013. Morreu no dia 18 de abril de 1866 em Veneza Itália.

Fundou a obra de Santa Doroteia em 1815. Esta obra laical iniciou com um grupo de mulheres que se faziam cargo das novas gerações para a formação humana e cristã. Hoje em dia fazem parte desta obra homens e mulheres constituídos como cooperadores da Obra de Santa Doroteia. Eles são chamados a ser: amorosas guias; Companheiros de viagem dos jovens levando-os a experimentar a beleza de ser amados e salvos. Estão Fundamentados na palavra evangélica “Vá e corrige a teu irmão” (Mt. 18,15-18), que se traduz na correção fraterna.

Fundou o Instituto das irmãs de Santa Doroteia em 1838 para que as irmãs sejam a Alma permanente da Obra de Santa Doroteia, que significa formar e promover os leigos para que se façam cargo das novas gerações, a elas o fundador confiou a tarefa de cuidar o dom da correção fraterna: “vá e corrige a seu irmão”.