As Irmãs Dorotheas

 
Somos uma família religiosa conhecida como Irmãs de Santa Dorotéia ou simplesmente Dorotéias. Nossa sede fica em Roma (Itália). “Nascemos” em Veneza no dia 6 de agosto de 1838 por inspiração de um sacerdote da Diocese de Bergamo, Pe. Lucas Passi. Seu Objetivo: dar continuidade à Obra de Santa Dorotéia, projeto laical confiado a um grupo de mulheres cristas adultas que cuidavam dos jovens no propósito de orientá-los por meio do exercício da Correção Fraterna do Irmão, ao encontro de Cristo e da Comunhão com o outro, na praticada amizade, da proximidade e do apoio recíproco que o fundador nos confiou. Ser “a alma” desta Obra é a nossa Missão Eclesial.

 Chegamos ao Brasil em fevereiro de 1995 guiados pelo sonho do Pe.Lucas Passi de criar uma rede de pessoas comprometidas com a vida de crianças e jovens para que pudessem crescer plenamente. Três citações inspiram nosso trabalho:

“Não descansem até que uma só pessoa precise de vocês…”; “Ser uma amorosa guia que se põe em companhia do viajante…”; “Se encontrarem na rua crianças abandonadas, desorientadas, desinteressadas… tornem-se para elas como segundas mães…”

 Essas são palavras do Fundador que refletem as características da nossa metodologia educativa: amar o outro tomando conta dele até que nasça uma cultura do interesse pela pessoa em toda a sua realidade.

Onde Estamos

 A Congregação das Irmãs de Santa Dorothea está presente na Itália, Colômbia, Bolívia, Brasil, República Democrática do Congo, Burundi, Camarões, Madagascar e Albânia.

O que Fazemos

 As Irmãs de Santa Dorothea tem como tarefa prioritária promover entre os leigos uma vida cristã, para que se comprometam a ajudar os jovens em seu crescimento na fé.Um belo exemplo desta Obra é o Centro de Convivência Santa Doroteia, idealizado em março de 2001, pelas religiosas em comunhão com algumas mães de famílias da região do Grajaú, Zona Sul de São Paulo. Atualmente O Centro de Convivência, é um espaço educativo que acolhe cerca de 200 jovens e crianças, ocupando o tempo livre após a escola, com diversas atividades como sócio -educativas .